O PROJETO


Projeto Didático
AUTORIA: Maria Fulgência Silva Bomfim
TEMA: A Cultura Afro-brasileira em Feira de Santana
CONTEÚDO: História Local e memória cultural
RECORTE: Fontes orais construindo informações sobre a localização geográfica de grupos culturais para a mídia alternativa
Carga horária: 6 aulas de 50 minutos.

OBJETIVOS
Geral: Compreender a importância de estudar a história local e as contribuições que o estudo geográfico pode trazer para a transformação da realidade, produzindo e divulgando informações em mídias alternativas.
Específicos:
Entender a importância da história oral e o processo de produção do conhecimento geográfico;
Compreender as relações da história com outras áreas de conhecimento;
Experimentar algumas vivências do pesquisador;
Refletir sobre a produção de informação local acerca dos grupos culturais;
Conhecer a ferramenta blog e experimentar seu uso enquanto meio de comunicação dos conteúdos produzidos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio elegemos o seguinte:
Representação e comunicação
Fazer síntese histórica de processos em estudo, utilizando diferentes linguagens (escrita, oral, videográfica, iconográfica, artística, etc.).

Investigação e compreensão
Trabalhar com fontes históricas de diversos tipos, identificando seu contexto de produção (tempo/espaço/sujeito) e relacionando-as entre si.

Contextualização sócio-cultural
Posicionar-se diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.


ABORDAGEM TEÓRICA:
Na atualidade já não resta dúvidas de que a Internet pode ser empregada como ferramenta mediatizadora da construção do conhecimento crítico e reflexivo. Como afirmou Moran, “[...] a Internet é uma ferramenta fantástica para buscar caminhos novos, para abrir a escola para o mundo, para trazer inúmeras formas de contato com as pessoas.” (MORAN, 1997: 8)
No que diz respeito ao ensino da história com a incorporação de novas linguagens  Selva Guimarães Fonseca afirma que: “Ao incorporar diferentes linguagens no processo de ensino de História, reconhecemos não só a estreita ligação entre saberes escolares e a vida social, mas também a necessidade de re (construirmos) nosso conceito de ensino e aprendizagem” (FONSECA, 2004, p. 149 – 156).
Considerando que a história se dá num tempo e em um espaço, concordamos com Milton Santos quando afirmou que:
O espaço deve ser considerado como um conjunto indissociável de que participam, de um lado, certo arranjo de objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento. O conteúdo (da sociedade) não é independente da forma (os objetos geográficos), e cada forma encerra uma fração do conteúdo. O espaço, por conseguinte, é isto: um conjunto de formas contendo cada qual frações da sociedade em movimento. (1988, p. 26-27)

Nessa abordagem da história local buscamos trabalhar a realidade do aluno, lembrando que o estudo da história é um constante diálogo entre o presente e o passado.


DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
1.      Apresentação da proposta, organização das equipes e definição de cronograma
- Leitura de texto alusivo ao 20 de novembro;
- Debate sobre o conhecimento e/ou a participação dos alunos em grupos culturais locais;
- Leitura de mapa de Feira de Santana para identificar os bairros onde os alunos residem e definir os limites da pesquisa sobre os grupos culturais;
- Pesquisa extra-classe “Fontes de pesquisa sobre os grupos culturais de matriz afro-brasileira em Feira de Santana” Indicações: Biblioteca da escola, biblioteca municipal, internet.
2.      Apresentação de1º relatório da pesquisa
- Relato oral das equipes;
- Debate;
- Leitura de texto para conhecer novos conceitos: Fontes orais, pesquisa participante, entrevista, transcrição;
- Prática: Elaboração de Roteiro de Entrevista;
- Re-orientação da pesquisa: “Quem pode informar sobre os grupos culturais de matriz afro-brasileira em Feira de Santana”.
3.      Apresentação de 2º relatório de pesquisa
- Relato oral das equipes;
- Debate;
- Entrega da transcrição da entrevista;
- Definição de nome para o blog: Cultura Afro-brasileira em feira de Santana.
4.      Pesquisa na internet para conhecer e criar página de blog
- Condução das equipes ao laboratório de informática da escola;
- Criação e publicação de blog;
- Digitação das entrevistas;
- Criação e alimentação de páginas no blog.

RECURSOS:
- pendrive, computador, internet;
- máquina fotográfica;
- livros, revistas, jornais;
- quadro branco, piloto;
- papel pautado, caneta;

AVALIAÇÃO:
Foi contínua e sistemática, considerando os seguintes aspectos:
- Empenho individual para compreender o assunto e realizar a atividade;
- Compromisso individual para o resultado coletivo;
- Cumprimento de cada etapa nas datas previstas;
- Coerência e correção na produção do Roteiro de Entrevista;
- Objetividade, coesão e síntese nos relatos orais de cada entrevista;
- Correção na transcrição da entrevista;
- Digitação do texto no blog.

REFERÊNCIAS
CIAMPI, H. O Processo do Conhecimento/pesquisa no ensino de história. In: História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina . Eduel. 2003.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12 a ed. São Paulo: Papirus, 2006.

SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: HUCITEC, 1988.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 4 ed. São Paulo: HUCITEC, 1996.



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