Projeto Didático
AUTORIA: Maria Fulgência Silva Bomfim
TEMA: A Cultura Afro-brasileira em Feira de
Santana
CONTEÚDO: História Local e memória cultural
RECORTE: Fontes orais construindo informações sobre a
localização geográfica de grupos culturais para a mídia alternativa
Carga horária: 6 aulas de 50 minutos.
OBJETIVOS
Geral: Compreender a importância de estudar a história local e as contribuições
que o estudo geográfico pode trazer para a transformação da realidade,
produzindo e divulgando informações em mídias alternativas.
Específicos:
Entender a importância da história oral
e o processo de produção do conhecimento geográfico;
Compreender as relações da história com
outras áreas de conhecimento;
Experimentar algumas vivências do
pesquisador;
Refletir sobre a produção de informação
local acerca dos grupos culturais;
Conhecer a ferramenta blog e
experimentar seu uso enquanto meio de comunicação dos conteúdos produzidos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais
do Ensino Médio elegemos o seguinte:
Representação
e comunicação
Fazer síntese histórica de processos em estudo,
utilizando diferentes linguagens (escrita, oral, videográfica, iconográfica,
artística, etc.).
Investigação
e compreensão
Trabalhar com fontes históricas de
diversos tipos, identificando seu contexto de produção (tempo/espaço/sujeito)
e relacionando-as entre si.
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Contextualização sócio-cultural
Posicionar-se diante de
fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.
ABORDAGEM TEÓRICA:
Na atualidade já não resta dúvidas de que a Internet
pode ser empregada como ferramenta mediatizadora da construção do conhecimento
crítico e reflexivo. Como afirmou Moran, “[...] a Internet é uma ferramenta
fantástica para buscar caminhos novos, para abrir a escola para o mundo, para
trazer inúmeras formas de contato com as pessoas.” (MORAN, 1997: 8)
No que diz respeito ao ensino da história com a
incorporação de novas linguagens Selva
Guimarães Fonseca afirma que: “Ao incorporar diferentes linguagens no processo
de ensino de História, reconhecemos não só a estreita ligação entre saberes
escolares e a vida social, mas também a necessidade de re (construirmos) nosso
conceito de ensino e aprendizagem” (FONSECA, 2004, p. 149 – 156).
Considerando que a história se dá num tempo e em um
espaço, concordamos com Milton Santos quando afirmou que:
O espaço deve ser considerado como
um conjunto indissociável de que participam, de um lado, certo arranjo de
objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida
que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento. O conteúdo (da
sociedade) não é independente da forma (os objetos geográficos), e cada forma
encerra uma fração do conteúdo. O espaço, por conseguinte, é isto: um conjunto
de formas contendo cada qual frações da sociedade em movimento. (1988, p.
26-27)
Nessa abordagem da história local buscamos
trabalhar a realidade do aluno, lembrando que o estudo da história é um
constante diálogo entre o presente e o passado.
DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
1.
Apresentação da proposta, organização
das equipes e definição de cronograma
- Leitura de texto
alusivo ao 20 de novembro;
- Debate sobre o
conhecimento e/ou a participação dos alunos em grupos culturais locais;
- Leitura de mapa de
Feira de Santana para identificar os bairros onde os alunos residem e definir
os limites da pesquisa sobre os grupos culturais;
- Pesquisa
extra-classe “Fontes de pesquisa sobre os grupos culturais de matriz
afro-brasileira em Feira de Santana” Indicações: Biblioteca da escola,
biblioteca municipal, internet.
2.
Apresentação de1º relatório da pesquisa
- Relato oral das
equipes;
- Debate;
- Leitura de texto
para conhecer novos conceitos: Fontes orais, pesquisa participante, entrevista,
transcrição;
- Prática: Elaboração
de Roteiro de Entrevista;
- Re-orientação da
pesquisa: “Quem pode informar sobre os grupos culturais de matriz
afro-brasileira em Feira de Santana”.
3.
Apresentação de 2º relatório de
pesquisa
- Relato oral das
equipes;
- Debate;
- Entrega da
transcrição da entrevista;
- Definição de nome
para o blog: Cultura Afro-brasileira em feira de Santana.
4.
Pesquisa na internet para conhecer e
criar página de blog
- Condução das
equipes ao laboratório de informática da escola;
- Criação e
publicação de blog;
- Digitação das
entrevistas;
- Criação e
alimentação de páginas no blog.
RECURSOS:
- pendrive, computador, internet;
- máquina
fotográfica;
- livros, revistas,
jornais;
- quadro branco,
piloto;
- papel pautado,
caneta;
AVALIAÇÃO:
Foi contínua e sistemática, considerando os seguintes
aspectos:
- Empenho individual para compreender o assunto e realizar a atividade;
- Compromisso
individual para o resultado coletivo;
- Cumprimento de cada
etapa nas datas previstas;
- Coerência e
correção na produção do Roteiro de Entrevista;
- Objetividade,
coesão e síntese nos relatos orais de cada entrevista;
- Correção na transcrição da entrevista;
- Digitação do texto
no blog.
REFERÊNCIAS
CIAMPI, H. O Processo do
Conhecimento/pesquisa no ensino de história. In: História & Ensino: Revista
do Laboratório de Ensino de História. Londrina . Eduel. 2003.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas
Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12 a ed. São Paulo: Papirus, 2006.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado:
fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: HUCITEC, 1988.
SANTOS, Milton. Por
uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. 4 ed.
São Paulo: HUCITEC, 1996.
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